NATALIS®
O Conceito de 3 fases para o meu bebé e para mim!
Te acompanhamos desde o desejo de ter filhos, durante a gravidez até ao fim da amamentação.
NATALIS®
O Conceito de 3 fases para o meu bebé e para mim!
Te acompanhamos desde o desejo de ter filhos, durante a gravidez até ao fim da amamentação.
Deficiência nutricional
Os primeiros 1000 dias desde a concepção são considerados uma janela de tempo muito sensível. Durante esse tempo, muitos alicerces são lançados para que a criança cresça de maneira saudável. Já no útero, um estilo de vida extremamente saudável que inclua muitos exercícios e, especialmente, uma dieta saudável é particularmente importante durante esse período.
A recomendação científica é que as gestantes prestem atenção especial à qualidade de sua alimentação. Porque é verdade que a necessidade de energia aumenta durante a gravidez. No entanto, a necessidade de várias vitaminas, minerais e oligoelementos aumenta significativamente mais do que a necessidade de energia. Em números, isso significa: De acordo com as últimas descobertas científicas, as mulheres grávidas deveriam apenas aumentar seu balanço energético em 10%, mas sua ingestão de vitaminas, minerais e oligoelementos, por exemplo aumentar até 50%.

No entanto, conforme discutido, a necessidade de várias vitaminas e minerais aumenta significativamente. A partir do 4o mês, o mais tardar, ácido fólico, ainda mais cedo. Em detalhes, isso significa: Para os nutrientes ácido fólico e iodo, recomenda-se uma ingestão significativamente maior a partir do momento em que deseja ter filhos.
Uma frase popular que descreve muito bem como comer é: “Toda mulher grávida deve pensar por duas, mas não para duas (portanto, em hipótese alguma ela deve comer duas vezes)!” Isso inclui alimentos com alto teor sempre preferível ao conteúdo nutricional. Acima de tudo, isso inclui frutas, vegetais, vários laticínios e grãos inteiros. Em quantidade moderada o Você deve evitar alimentos de origem animal e, especialmente, carnes com baixo teor de gordura, salsichas, vários peixes e ovos. Produtos de confeitaria, bebidas açucaradas e produtos com alta proporção de ácidos graxos saturados também devem ser reduzidos.
Por que o ácido fólico é tão importante e por que é recomendado consumir pelo menos 400 μg de ácido fólico por dia?
A resposta a isso foi dada por um grande número de estudos. Esses estudos mostraram de forma impressionante que a ingestão de 400 μg de ácido fólico por dia aumenta o risco de malformações do sistema nervoso na infância (os chamados defeitos do tubo neural), que podem ser significativamente reduzidos.
Qual é o papel do iodo nas primeiras fases da gravidez e a partir dos 12 anos? Semana da gravidez (SSW)?
Durante a gravidez, a necessidade de iodo aumenta devido a vários fatores. O principal motivo é o aumento da produção de hormônios da tireoide. A recomendação aqui é consumir cerca de 230 μg de iodo por dia. O uso de sal de mesa iodado é recomendado aqui. Alternativamente, também pode ser suplementado com iodo.
Em resumo, pode-se dizer que durante a gravidez, devido ao aumento da necessidade de alguns micronutrientes, as mulheres que desejam ter crianças ou durante a gravidez podem sofrer de desnutrição muito rapidamente.