Skip to content

NATALIS®

O Conceito de 3 fases para o meu bebé e para mim!

Te acompanhamos desde o desejo de ter filhos, durante a gravidez até ao fim da amamentação.

NATALIS®

O Conceito de 3 fases para o meu bebé e para mim!

Te acompanhamos desde o desejo de ter filhos, durante a gravidez até ao fim da amamentação.

PERGUNTAS FREQUENTEMENTE COLOCADAS

Sobre a gravidez

O desejo de ter filhos e a subsequente gravidez são um dos tempos mais bonitos e sensíveis da vida de uma mulher. Acima de tudo, tem o desejo de fazer nada menos do que tudo o que é possível perfeitamente.

Com este catálogo de perguntas e respostas, gostaríamos de tentar dar-lhe uma pequena ajuda com várias perguntas sobre a gravidez. Algumas coisas são óbvias, outras serão provavelmente novas para si.

Muito importante. Se tiver mais alguma pergunta, não hesite e contacte o nosso serviço materno em qualquer altura utilizando o formulário de contacto de natalis.de. Aguardamos com expectativa a troca de ideias consigo.

Como devo comer durante a gravidez?

Acima de tudo, não se deve prestar atenção apenas a uma qualidade de nutrição particularmente elevada quando se quer ter filhos ou no início da gravidez. Já a enumerámos no separador “Deficiência Nutricional”, mas a necessidade de aumentar o fornecimento de energia através de mais alimentos é significativamente menor do que a necessidade de aumentar o fornecimento de várias vitaminas, minerais e oligoelementos.

Acima de tudo, a sua dieta deve ser saudável e variada. Uma dieta saudável inclui bebidas de baixas calorias e alimentos à base de plantas, especialmente fruta, vegetais, leguminosas e produtos de cereais integrais. Deve ter cuidado com os alimentos de origem animal. Deve evitar em grande parte bebidas açucaradas, doces e produtos com uma elevada proporção de ácidos gordos saturados, especialmente gorduras animais.

Está provado que o risco de diabetes gestacional pode ser reduzido dando preferência a produtos de cereais integrais, legumes, frutas e leguminosas. O estado actual da investigação é da opinião que até 3 porções de vegetais e 2 porções de fruta devem ser consumidas por dia durante a gravidez.

E que tal uma dieta vegetariana ou vegana? Neste caso, estou bem tratado?

Essa é uma pergunta muito boa e não pode ser respondida de forma consistente. Uma dieta vegetariana pode ser suficientemente equilibrada para satisfazer as necessidades de vitaminas, minerais e oligoelementos durante a gravidez.

No caso de uma dieta vegetariana puramente vegetal, ou seja, vegana, o fornecimento de micronutrientes que são importantes durante a gravidez deve ser verificado regularmente. Recomenda-se que não só o ácido fólico e o iodo, mas também a vitamina B12 devem ser suplementados. O pano de fundo é que esta é a única forma de reduzir a probabilidade de danos infantis no útero. No caso de uma dieta vegan, também é fortemente recomendado um conselho específico.

Quanto devo exercitar antes e durante a gravidez?

Basicamente, não se pode errar com o movimento. Deve manter-se fisicamente activo durante a gravidez e tentar limitar o tempo das actividades sedentárias. Contudo, especialmente numa fase posterior da gravidez, a sua actividade física deve ser tão moderada quanto possível. Moderado significa que o seu ritmo cardíaco deve estar no máximo 50% acima do seu ritmo cardíaco em repouso, um pouco abaixo dele. Além disso, recomenda-se a prática de desportos que utilizem grupos musculares maiores. Estes incluem natação, yoga de gravidez e caminhada nórdica.

E quanto ao consumo de álcool?

Não se conhece uma quantidade de álcool sem risco. Por conseguinte, a regra aplica-se: Se quiser ter filhos, deve abster-se completamente e sem excepção de consumir álcool. O consumo de álcool, mesmo nas quantidades mais pequenas, pode levar a atrasos de crescimento e malformações. A síndrome do álcool fetal é a deficiência mais comum em recém-nascidos, 100% evitável. Por favor, não corra este risco.

Posso fumar enquanto estou grávida?

Ficou demonstrado que fumar tem um impacto negativo na saúde tanto da mãe como da criança. E também reduz a fertilidade. O risco de nascimentos prematuros e de abortos aumenta. A este respeito, o princípio de acção aqui também é muito claro: fumar é tabu se se quiser ter filhos durante a gravidez e durante a amamentação. E onde já se deixou de fumar, o melhor é não recomeçar depois de amamentar. A renúncia não se aplica apenas aos cigarros convencionais, mas também aos cigarros electrónicos.

Quais são as limitações das preparações farmacêuticas ou dos medicamentos durante a gravidez?

O conselho mais importante de todos é: Se quiser ter filhos e o mais tardar quando tomar conhecimento da sua gravidez, só deve tomar medicamentos depois de consultar um médico de confiança. O pano de fundo disto é que as preparações farmacêuticas e os medicamentos já podem ter um impacto na criança no útero. Se desejar informações mais detalhadas sobre o tema dos medicamentos durante a gravidez, é também bem-vindo a visitar seu médico de confiança.

É verdade que os dentes saudáveis são importantes na gravidez?

Sim, pode basicamente dizer-se que sim. Se tiver periodontite (coloquialmente chamada doença periodontal), o risco de parto prematuro ou um peso global mais baixo à nascença. As cáries dentárias existentes são igualmente prejudiciais, porque as bactérias que estão associadas às cáries podem ser transmitidas à criança, aumentando assim o risco de danos dentários na criança.

Se houvesse algum tipo de guia para as futuras mães, qual seria o ideal?

Não existe um planejamento perfeito da gravidez neste sentido. É possível fazer muitas coisas certas e muitas coisas erradas. De acordo com a máxima: “Você é o que faz repetidamente”, o mais importante é evitar as coisas erradas. No entanto, elaborámos um pequeno memorando para si e assim o parece:

  • Deve comer uma dieta equilibrada e manter-se fisicamente activo.
  • Se começar a sua gravidez com um peso normal, tem os pré-requisitos ideais. Na medida do possível, tente aproximar-se do seu peso normal, se quiser ter filhos. Se estiver com excesso de peso, isto irá sobrecarregar a gravidez mais do que o necessário.
  • Se quiser ter filhos, deve tomar pelo menos 400 μg ácido fólico por dia. Se isto não for possível para si com uma dieta normal ou não for 100% garantido, suplementos alimentares de alta qualidade irão ajudar. Preste atenção aos ácidos fólico de alta qualidade e biodisponíveis, como o Quatrefolic®, que também está contido no Natals Pre. Só com ácidos fólico de alta biodisponibilidade se pode ter a certeza de que o conteúdo de folato no corpo aumentará rapidamente e de forma sustentável. Deve começar a tomar ácido fólico assim que quiser ter filhos.
  • Em caso de dúvida, o iodo e a vitamina B12 também devem ser suplementados.
  • O álcool é um tabu absoluto! Sem excepção!
  • Que surpresa: fumar é também um tabu absoluto!
  • Cuidar de dentes saudáveis.
  • Antes de tomar qualquer medicação, consulte um médico de sua confiança.

E um último conselho da equipa Natalis®: Não tente ser perfeito no seu planeamento, porque, de qualquer forma, está. Siga o nosso guia, continue a pesquisar na Internet, troque ideias em cursos de preparação e deixe apenas algumas coisas chegarem até si! Para que possa realmente desfrutar da sua gravidez muito especial.